quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dinamica " Entrar na conversa"

Objectivo: percepcionar como é que é entrar num grupo de conversa já formado"

Descrição: Um dos elementos do grupo sai da sala enquanto que os restantes, definem um tema de conversa e o seu papel sentando-se numa mesa a discutir esse tema. Após 5 minutos, já com a conversa desenvolvida, entra na sala o elemento que ficou à parte, sentando-se na mesa. Aí cada um dos elementos deverá desempenhar o seu papel, um deles acolhe o novo elemento, outro não o deixará falar e os outros têm de se manter contra tudo aquilo que ele diz.



Ora esta dinâmica foi bastante divertida para o grupo e deu sobretudo para ter percepção de que a integração de um novo elemento num grupo não é fácil, sobretudo quando este grupo não está numa fase inicial de formação. O elemento do grupo que entrou mais tarde sentiu tal facto na pele. Como a conversa já ia a meio, ele acabou por se sentir baralhado sobretudo porque um dos elementos não o deixava falar pois achava que aquilo era uma conversa de grupo e como ele não pertencia ao grupo e não tinha assistido ao inicio da conversa, não valia a pena dar a sua opinião pois esta não seria válida. Quando conseguia intervir, tudo era contra ele.
Podemos pois concluir que a integração de um elemento num grupo nem sempre é facilitada sobretudo se este for coeso e em que todos tenham definidos bem os seus papéis. Quando alguém pretende infiltrar-se num grupo nem sempre é ouvido pois irá sempre ser tratado como um novato que ainda não tem interiorizadas as normas e os objectivos do grupo e por isso a sua opinião muitas vezes apesar de ouvida acaba por ser dispensada.
Enquanto grupo tal nunca aconteceu connosco porque já nos conhecemos há imenso tempo e também já funcionamos como grupo de trabalhos diversas vezes no entanto temos consciência que se alguém quisesse entrar no nosso grupo, a integração não iria ser fácil pois já temos dentro do nosso grupo um determinado ritmo de trabalho, determinadas normas que poderiam ter de sofrer alterações caso um colega quisesse entrar neste momento no grupo.

CONCLUSÃO: muito dificilmente grupos bastante coesos integrarão de forma fácil e adequada um novo elemento desconhecido

14 comentários:

  1. NUNCA PARTICIPEI DE UM GRUPO,POREM, GOSTARIA DE TENTAR. Pelos dados fornecidos, nem sei se vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. gostaria de falar pelo menos com a maquina

    ResponderEliminar
  3. chaga de verde, não sou porco e quero resposta, ou tchau.

    ResponderEliminar
  4. meu nome é pidori, não gosto de monologo, falem comigo ou me abandonem.

    ResponderEliminar
  5. estou usando anonimo, pois, não tem outra qualificação que possa usar, assim, senhores arrogantes, me respondam ou me dispensem, por gentileza.

    ResponderEliminar
  6. chega, bando de analfabetos, vão..

    ResponderEliminar
  7. ana maria, estou tentando, embora sei que as regras são duras, mas estou tentando, da uma forcinha, tenho muito a oferecer.

    ResponderEliminar
  8. Rosi, mesmo com o grupo coeso, devemos nos esforçar para perceber se o novato tem algo a acrescentar.

    ResponderEliminar
  9. gostaria de mais enformações estaveis.

    ResponderEliminar
  10. Olá, quero compartilhar com você o Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Eles contêm 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras de rua, brincadeiras infantis, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, brincadeiras para jovens, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

    ResponderEliminar
  11. gostaria de receber mais dinamicas

    ResponderEliminar